terça-feira, 15 de maio de 2018

Como disponibilizar arquivos para download direto no blogger

E aí colegas da corrida rumo à IF, tudo na paz?

Eu vim aqui trazer essa dica para vocês pois eu queria aprender como disponibilizar um arquivo para download direto no blogger, pois aqui não há essa opção.

Daí pesquisei e a melhor forma que achei, já testada por mim, é a seguinte:

Faça upload do arquivo para sua conta no Google Drive, clique no arquivo com o botão direito e clique em compartilhar:




Daí na janela que abrir, clique em "Receber link compartilhável":



Então copie o link que aparecer, e agora abra o bloco de notas e cole o link lá:



O link disponibilizado é na forma:

https://drive.google.com/file/d/XXXXXXXXXXX/view?usp=sharing

Onde XXXXXXXXXXX é o ID do arquivo.


Só que o link para fazer o download direto de qualquer arquivo no Google Drive é assim:


Onde XXXXXXXXXXX é o ID do arquivo.Daí você RETIRA essa parte selecionada entra o "d/" e o "/view", que é o ID do arquivoe coloca nesse link aí de cima, após o sinal de "=".

Então, basta copiar o ID do primeiro link (a parte selecionada vista ali no bloco de notas), e colar esse ID no segundo link, conforme explicado abaixo:



Pronto, agora é só escrever seu post, e colocar uma palavra chave para o link, pode ser "Download" por exemplo (bem criativo, não?), seleciona essa palavra chave, vai na parte de incluir um link que o Blogger disponibiliza e lá cola o link alterado, no caso esse: https://docs.google.com/uc?export=download&id=XXXXXXXXXXX, já com o ID trocado.

E voilà.

Quem clicar no link vai fazer o download DIRETO no computador, sem precisar ir a outro site hospedeiro, ou então ir ao Google Drive procurar como baixar, porque oh coisinha chata é ficar procurando qual é o bendito botão pra fazer o download hein!


Espero que tenham gostado, qualquer dúvida estou à disposição nos comentários.

Um forte abraço e fiquem com Deus.






17 comentários:

  1. Ótima dica, principalmente para mim que estou começando agora...

    https://investiremdisciplina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ID. Vou te add ao blogroll.


      Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
  2. Olá DdP,

    Parabéns pela postagem. Quando for usar vou vir aqui para seguir o tutorial.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu grande Cowboy. Fique à vontade pra vir aqui quando quiser. É uma dica excelente.

      Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
  3. Opa, ótima dica. Vou salvar nos favoritos. Futuramente pretendo compartilhar um conteúdo com os colegas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IC, valeu mesmo colega. Fique à vontade para vir aqui quando quiser.

      Depois nos avise do conteúdo que postar.

      Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
  4. Excelente dica meu caro! Vai me ajudar e muito!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Inglês. Que bom, fique à vontade para vir aqui quando quiser.

      Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
  5. Bom dia!
    Após eu fazer todo o processo, eu testo o blog, clicando para fazer o download, e abre de tudo, menos o arquivo que disponibilizei para download.
    Podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, se puder ser mais específico, agradeço. Mas se fizer exatamente o passo a passo ensinado no artigo, não tem erro, funciona normal.

      Abraços e fica com Deus.

      Excluir
  6. Resta saber se o Google drive não vai limitar o número de downloads, pois já aconteceu de Youtubers colocarem links de aplicativos pra baixar e aparecia uma mensagem que tinha ultrapassado o número permitido de downloads.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!! Me ajudou, obrigada!!
    Meu blog: profeconcurseiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Woooooooooooooooooooow... que útil!!!

    Muito obrigada!!! Já testei e deu muito certo, amei!

    ;)

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Adorei sua dica, pois vou precisar para colocar um link no meu blog de receitas. Gratidão!!!
    Meu blog: https://receitassupersuculentas.blogspot.com

    ResponderExcluir