segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Atualização da Carteira do Joel - Novembro/17



Olá colegas da corrida à IF.

Hoje trago mais uma atualização da simulação que faço da carteira do Joel Greenblatt.

O colega Investidor Inglês também faz um simulado dessa carteira, e ele acabou de atualizar a sua. Vale a pena conferir aqui.

Sem maiores delongas, esse mês o IBOV foi bem negativo, e a carteira não foi diferente. Porém mesmo assim, conseguiu ficar "menos ruim" que o índice.

Enquanto o Ibov terminou negativo em -3,15%*, a carteira montada com base na fórmula do livro ficou com valorização negativa de apenas -1,01%.

Segue o gráfico comparativo:



E segue a carteira para o mês de novembro/17 com as respectivas cotações de início e final.


Para maiores detalhes de como montei essa carteira simulada, bem como os critérios e detalhes do livro, há uma aba acima no blog, lá tem o histórico e os links para os posts iniciais dessa experiência.


"E no geral, Diário? Tá compensando??"


Bem, no geral a situação está ainda melhor. A carteira montada está batendo o Ibov, pois já conta com uma valorização de 17,68%, contra 8,38%* do índice. Conforme é possível ver no gráfico e na tabela abaixo:




A carteira iniciou em junho com 8 ações, seguiu-se de mais uma compra de 8 ações em agosto, e a última de 4 ações (pra fechar 20) em novembro. As datas estão especificadas na imagem.


* Lembrando que esse cálculo da valorização do índice leva em conta a data de inclusão das ações na carteira. Como há datas de entrada diferentes, então a valorização do índice varia conforme essa data e a data final do período.


Minha pretensão é iniciar no ano que vem com a aquisição de ações com base nessa metodologia. Adquirindo ações nos meses de janeiro/18, abril/18, julho/18 e outubro/18. E depois ficar renovando os lotes a cada 12 meses, de acordo com o livro do Joel Greenblatt.


Fiquem com Deus e um forte abraço.


Aquele recadinho básico:

IMPORTANTE
As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Bastante mesmo, Enriquecendo. Com critérios simples dá pra ter uma excelente rentabilidade.

      Até mais ;)

      Excluir
  2. Por que suas ações que constam na carteira do Joel Greenblatt são diferentes das do investidor ingles? Se é a mesma fórmula não era pra ser a mesma carteira de ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Na fórmula do Joel os índices são calculados levando em conta o preço da ação no momento do cálculo. O Investidor Inglês fez a carteira dele no início do ano. Eu comecei a minha em junho, ou seja, foram períodos diferentes. Outra diferença é que o colega Inglês montou a carteira de uma só vez, e eu fui acrescentando as ações aos poucos, até fechar 20.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Um abraço e obrigado pela visita ;)

      Excluir