terça-feira, 12 de setembro de 2017

Parei de Gastar e Comecei a Poupar - 3 Passos para o Início da Minha Caminhada



Bem vindo a este blog de finanças.
Aqui eu registro o passo a passo que estou desenvolvendo rumo à independência financeira. Como se fosse um diário mesmo, acompanhando e anotando a evolução, os desafios, as oportunidades, as dificuldades, as dicas, os investimentos, enfim, a minha trajetória de como deixei de ser um gastador e passei a ser um poupador. No final do post, a estratégia valiosa que usei para mudar a trajetória de crise financeira e começar uma caminhada de sucesso.

Isso mesmo que você leu no começo, antes eu gastava mais do que ganhava, comprava coisas que não precisava, usando dinheiro que não tinha, mantendo um padrão de vida que não condizia com meus rendimentos. Acabei entrando numa espiral financeira de queda, não poupei nada, adquiri dívidas e mais dívidas, até que a situação ficou insuportável. Quando não podia mais gastar, porque não tinha mais dinheiro nem limite de crédito, decidi (fui forçado) a mudar a situação. Tive que mudar o padrão de vida para me adequar aos meus ganhos. Foi difícil, mas nesse tempo de mudança de pensamento aprendi bastante, pude perceber o erro e agora (sem ser forçado) adquiri uma mentalidade diferente.

O PRIMEIRO ERRO

Gastar mais do que se ganha é o primeiro erro de quem deseja ter uma situação financeira melhor algum dia. Se eu almejava chegar num patamar onde não quisesse passar necessidade financeira, ter rendimentos que suprissem minhas necessidades, precisava URGENTE adquirir essa mentalidade poupadora. E aqui vou compartilhar com vocês minha trajetória de como fui mudando essa mentalidade gastadora pra assumir uma rumo à independência financeira. Rumo a um patamar onde as despesas são supridas pelos rendimentos de maneira suficiente a proporcionar um padrão de vida adequado, com qualidade de vida e lazer.

E o mais legal, esses rendimentos que falei vindo de um capital poupado, proporcionando rendimentos contantes. Ou seja, receber de bancos, de empresas, de fundos, de poupança, de títulos, os famosos juros. Significa não precisar trabalhar pra ninguém, pra nenhuma empresa, chefe, nada, e ainda assim receber um 'salário' que pague as contas e permita ter qualidade de vida bancando lazer e hobbies.

Já que o título do Post é "Parei de Gastar", quero concluir aqui dizendo que para chegar nesse nível que mencionei acima, foi preciso literalmente estancar os gastos, conter o derramamento, cortar a gastança, interromper o fluxo negativo, e todas as metáforas adequadas :D
Isso incluiu um processo lento, doloroso no início, mas de muito potencial.

PRIMEIRO PASSO - ODS (Orçamento Doméstico Simplificado)

Fiz um orçamento doméstico simples:

Eu comecei anotando minhas receitas, o que eu recebo mensalmente. Depois eu anotei minhas despesas que  conheceia, aquelas fixas que vêm todo mês. Aluguel, Plano de Saúde, Água, Energia, Telefone, Internet. Feito isso eu já tinha uma noção do que gastava. Diminuindo as despesas das receitas, e verifiquei quanto sobrava.

Em seguida estabeleci uma média para os gastos variáveis, alimentação, transporte, lazer...

Pra quem nunca anotou seus gastos diários antes, essa parte é mais difícil, mas eu já tinha feito isso durante um tempo (e depois desisti), então não foi muito difícil pra mim.

Agora eu precisava criar o hábito de ir anotando tudo que gastasse todos os dias. Comecei anotando num caderninho, e depois passei para uma planilha no Excel. Eu já tentei usar um aplicativo de celular, mas ele não dava todas as funções que eu queria, então fui pro Excel. Pra facilitar, eu baixei o aplicativo do Excel no celular, me cadastrei no OneDrive do Windows, e toda vez que tenho um gasto eu já abro o Excel no celular e registro a despesa. Pretendo publicar minha planilha aqui no blog pra vocês verem como faço. Assim que eu aprender como colocar arquivos disponíveis aqui rsrs. Mas não tem nada de muito especial, só vou abatendo de cada item o que eu gasto dele.

SEGUNDO PASSODe 3 em 3

Me adequei:

A maioria das pessoas quando começam a querer poupar, e diminuir despesas, erram cortando coisas importantes no início, como aquelas que proporcionam qualidade de vida e que muitas vezes não pesam muito. Deixando de baixar os verdadeiros vilões do orçamento. O resultado é que ficam frustradas, pois não conseguem reduzir os gastos de forma satisfatória, perdem qualidade de vida, e desanimam facilmente. Aí é fácil cederem a tentações, gastarem até mais do que antes, e voltares a estaca zero, ou até pior, devendo mais!

A estratégia "De 3 em 3" é a seguinte:  Na minha planilha, verifico as despesas por ordem decrescente. E ataco as maiores despesas! Começando pelas 3 maiores. Fui procurando meios de diminuir essas 3. Procurando informações na internet, pedindo ajuda, fazendo cortes.

Essa dica é importante porque ao concentrar esforços nessas 3 maiores despesas, não me senti sufocado. Pois como são as maiores, elas têm mais espaço para cortes sem maiores sacrifícios!

Após mais um mês de controle dos gastos, as maiores despesas tendem a mudar, foi a hora de atacá-las novamente. Concentrei esforços nessas novas 3 maiores despesas. É por isso que essa técnica se chama "De 3 em 3". Fui , progressivamente, mês a mês, diminuindo as 3 MAIORES DESPESAS. Queimando essa gordura de gastos de forma consistente, e determinada.

Essa estratégia é valiosa, porque permite atacar as despesas de forma sequencial e onde realmente precisa cortar. Sem deixar de lado a qualidade de vida, sem m sentir sufocado, aumentando incrivelmente as chances de não perder o hábito de economizar e poupar.

TERCEIRO PASSO - "Sendo Meu Próprio Débito Automático"

Simples, agora que eu já tinha uma noção de quanto ganhava, quanto gastava, e já vinha fazendo economias sucessivas mensalmente nas maiores despesas, depois de um tempo consegui poupar algum dinheiro. Aí, quando recebia meus rendimentos, eu já sabia mais ou menos quanto iria poder guardar, automaticamente já guardava esse valor em algum investimento, nem que fosse na poupança. O ideal é guardar em algum lugar que fique difícil de tirar se ficar tentado a gastar. Eu queria um título que exigisse um prazo para retirada, como o Tesouro Selic. Em valores de hoje, com cerca de R$ 90,00 é possível comprar esse investimento. Ele rende mais do que a poupança, mesmo com o IR, pode ser convertido em dinheiro a qualquer momento, sem prazo. E a vantagem: não te permite sacar a qualquer hora, ele exige alguns poucos dias para estar disponível na conta. Isso já contém aquele ímpeto de comprar rapidamente, e se arrepender depois. Se eu precisar do dinheiro, no máximo em 2 dias ele está na conta. Tempo suficiente para refletir se preciso mesmo ou não daquilo que ia comprar.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a decidir mudar de trajetória, e passar a ser um poupador.

Se você quiser acompanhar o blog, ficarei feliz em poder ajudar e compartilhar essas informações.

Se você gostou das dicas, fique sempre à vontade para comentar e deixar sua opinião.

Um forte abraço e fique com Deus.




IMPORTANTE

As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário